terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pra descontrair !

Como estou meio sem criatividade de uns tempos pra cá, só pra não ficar sem atualizar, vou postar uma crônica que eu gosto muito, de um dos meus autores preferido, Luís Fernando Veríssimo.

MULHERES NO PODER

Conversa entre pai e filho, por volta do ano de 2031, sobre como as mulheres dominaram o mundo.
- Foi assim que tudo aconteceu, meu filho... Elas planejaram o negócio discretamente, para que não notássemos. Primeiro elas pediram igualdade entre os sexos. Os homens, bobos, nem deram muita bola para isso na ocasião. Parecia brincadeira. Pouco a pouco, elas conquistaram cargos estratégicos: Diretoras de Orçamento, empresárias, Chefes de Gabinete, Gerentes disso ou daquilo.
- E aí, papai?
- Ah, os homens foram muito ingênuos. Enquanto elas conversavam ao telefone durante horas a fio, eles pensavam que o assunto fosse telenovela... Triste engano. De fato, era a rebelião se expandindo nos inocentes intervalos comerciais. "Oi querida!", por exemplo, era a senha que identificava as líderes. "Celulite" eram as células que formavam a organização. Quando queriam se referir aos maridos, diziam "O regime".
- E vocês? Não perceberam nada?
- Ficávamos jogando futebol no clube, despreocupados. E o que é pior, continuávamos a ajudá-las quando pediam. Carregar malas no aeroporto, consertar torneiras, abrir potes de azeitona, ceder a vez nos naufrágios. Essas coisas de homem.
- Aí, veio o golpe mundial !?
- Sim o golpe. O estopim foi o episódio Hillary - Mônica. Uma farsa. Tudo armado para desmoralizar o homem mais poderoso do mundo. Pegaram-no pelo ponto fraco, coitado. Já lhe contei né? A esposa e a amante, que na TV posavam de rivais eram, no fundo, cúmplices de uma trama cuidadosamente orquestrada. Pobre Presidente...
- Como era mesmo o nome dele?
- William, acho. Tinha um apelido, mas esqueci... Desculpe filho, já faz tanto tempo...
- Tudo bem, papai. Não tem importância. Continue...
- Naquela manhã a Casa Branca apareceu pintada de cor-de-rosa. Era o sinal que as mulheres do mundo inteiro aguardavam. A rebelião tinha sido vitoriosa! Elas assumiram o poder em todo o planeta. Aquela torre do relógio em Londres chamava-se Big-Ben, e não Big-Betty, como agora... Só os homens disputavam a Copa do Mundo, sabia? Dia de desfile de moda não era feriado. Essa Secretária Geral da ONU era uma simples cantora. Depois trocou o nome, de Madonna para Mandona...
- Pai, conta mais...
- Bem filho... O resto você já sabe. Instituíram o Robô Troca-Pneu como equipamento obrigatório de todos os carros... A Lei do Já-Prá-Casa, proibindo os homens de tomar cerveja depois do trabalho... E, é claro, a famigerada semana da TPM, uma vez por mês...
- TPM ???
- Sim, TPM... A Temporada Provável de Mísseis... É quando elas ficam irritadíssimas e o mundo corre perigo de confronto nuclear...
- Sinto um frio na barriga só de pensar, pai...
- Sssshhh! Escutei barulho de carro chegando. Disfarça e continua picando essas batatas...



skpaoskaposkaposkapos.. ADOOOOOOOORO ! =P


.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A filosofia de Saint-Exupéry


"A maior prova de que a gente não manda no coração, é quando menos esperamos, nos apaixonamos por pessoas que nunca imaginávamos conhecer. A gente simplesmente se apaixona..."

Comecei com essa frase bonitinha porque recentemente descobri a verdade nela. Mas não é sobre isso que vou escrever hoje.
Outro dia, mexendo em minhas muitas gavetas cheias de coisas, encontrei meu livro "O Pequeno Príncipe". É um dos meus livros favoritos. Ganhei quando eu tinha uns 10 anos, e li. Não entendi muita coisa, pra mim era uma história infantil, mas hoje percebo que não tem nada de infantil nas doces palavras de Saint- Exupéry. Nada no livro é supérfluo.
Claro que a cada fase da sua vida, a cada nova leitura, você tira uma mensagem diferente. Não é um livro apenas para crianças, na verdade, é um livro totalmente adulto, cheio de filosofias e interpretações.
Mas não é sobre a obra, em si, que quero falar. E sim sobre uma de suas frases mais famosas: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

"- Não - disse o príncipe. - Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É algo quase sempre esquecido - disse a raposa. - Significa "criar laços"...
- Criar laços?
- Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."

Esse trecho do livro é o meu favorito. Me faz parar pra pensar.
Tantas coisas acontecem e nós não pensamos nas consequências. Sabemos que no mundo, hoje, o amor está extinto. Poucas pessoas realmente o conhecem. Hoje muitos dizem "eu te amo" da boca pra fora, seja para um namorado(a) ou para um amigo(a).
Muitos acabam cativando outras pessoas mas depois as fazem sofrer. Se utilizarmos o ponto de vista atual, nosso mundo está cheio de gente egoísta capaz de magoar qualquer um apenas para atingir suas metas e interesses. Não ligam para o sentimento dos outros.
Tenho amigos que já não são tão amigos, mas que ninguém jamais os substituíra, porque foram e sempre serão únicos, nas brincadeiras, manias e gostos...
Quem realmente me cativou está guardado no meu coração e eu nunca vou esquecer, apesar de tudo.

Eu sei que o ano está acabando, e esse é o último. Mas eu espero que um dia possamos nos reunir de novo e lembrar de quando éramos mais jovens e de como éramos felizes, mesmo que sem saber. Eu amo vocês demais.
Alguns ainda estão aqui, alguns se mudaram, seguiram sua vida, mas estão aqui, nas fotos, na minha memória e principalmente no meu coração, e eu sinto muito a falta de como tudo era antes.





.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Nesse momento há...

...6 bilhões, 470 milhões, 818 mil, 671 pessoas no mundo, algumas estão fugindo assustadas. Algumas estão voltando pra casa. Algumas dizem mentiras pra suportar o dia. Outras estão somente agora enfrentando a verdade. Alguns são maus indo contra o bem. E alguns são bons lutando contra o mal. Seis bilhões de pessoas no mundo, Seis bilhões de almas. E ás vezes tudo que nós precisamos é apenas uma.               


(One Tree Hill)


E não é verdade ? ;D



.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A gente sabe se entender <3


Sabe, ultimamente tem acontecido tantas coisas, que eu acho que amadureci muito e sem perceber de um ano pra cá. Antes eu tinha vergonha de falar com amigas sobre vários assuntos, agora eu sou a que mais toca nesses tais assuntos. Quando acontece algo e você tem a necessidade de contar pra elas, aquelas que sempre te escutam e riem com você, aquelas com quem você troca segredos e experiências, e que vocês zoam muito.
Mulheres têm essa coisa de amiga. Quando você vai contar que saiu com um cara, uma tem que contar todos os detalhes pra outra, como tudo aconteceu, e geralmente tenta fazer isso de uma forma que não te deixe parecer muito assanhada, mas também mostra que você não é nenhuma santa. Até suas amigas sacarem que sim, você é uma vadia, e começarem a rir da sua cara.
Já os homens são mais tranquilos, contam as coisas pros amigos querendo tirar vantagem, aumentam o que realmente fizeram e nada de detalhes. Conta o que aconteceu de uma maneira fria e ponto. Ás vezes tiram sarro da garota por trás, dependendo do que tiver rolado, e é isso.

Eu tenho aquelas amigas com quem compartilho todos os segredos, falo de todos os assuntos possíveis, porque eu sei que elas me entendem e não me julgam. Elas tiram sarro de mim e juntas rimos demais. Uma entende o que a outra tá pensando só pelo olhar e é disso que eu vou mais sentir falta, em breve.
Agradeço por não estar perdendo esses momentos com elas, pois eu sei que a realidade é que vamos acabar nos separando, ficando tempos sem nos ver, e se fosse á um ano atrás, jamais pensaríamos em tudo que nos passa na cabeça agora.
As melhores tardes, falando sobre todas as coisas, rindo dos variados assuntos e planejando nossos finais de semana, são os momentos que eu jamais vou esquecer!

E eu sei que não importa o que aconteça, não importa onde cada uma esteja daqui um, dois, três anos, eu seeempre vou me lembrar de vocês, e das coisas loucas que fizemos juntas, e eu sei que quando eu precisar conversar, vocês vão estar lá pra me ouvir, me consolar ou rir comigo, nem que a conta de telefone fique uma nota por ter passado horas fofocando !!

E é por isso que eu amo vocês <3

P.S: Elas sabem que isso tudo é pra elas.




.